Justo a mim

"Disciplina é liberdade"... Toda semana um texto novo... promessa!

terça-feira, setembro 21, 2004

O corpo híbrido de Altera

Eu fiz um trabalho ano passado (e até hoje não devolvi o livro da professora...) em que falava sobre a menstruação na qualidade texto cultural. Uma coisa interessante que eu pretendo levar adiante qq hora destas.
Hoje, conversando com um amigo acabei me lembrando do tal trabalho. Isso porque a gente começou a discutir um pouco sobre os efeitos que os remédios (em especial aqueles pra emagrecer ou antidepressivos, etc) têm no nosso corpo.
Isso me fez pensar um pouco, pra variar, na Altera. Assim como eu, ela sempre se preocupou com o peso, mas hoje, a gente conversa bastante e isso tá assumindo outras cores pra ela, ainda bem... tons pastéis... sem trocadilho. Bom, mas houve um tempo em que Altera tomava anfetaminas e hoje, ela acabou se lembrando disso porque um conhecido dela estava preocupado procurando uma espécie de medicamento que é proibido e faz emagrecer, além de deixar as pessoas elétricas, etc, etc. Altera me confessou que ficou um pouco aliviada quando percebeu que os homens também têm esta preocupação... Ah, sim, o conhecido dela tava super preocupado porque no fim de semana vai viajar com um pessoal e não quer que a barriguinha esteja saliente. Que bobagem...
Eu, por outro lado, fiquei pensando nas coisas que a gente acaba fazendo com o próprio corpo. Por conta desta "massa heterogênea" na minha hipófise, eu ando tendo que fazer uma série de exames, mas, mais que isso, eu tenho recebido uma quantidade considerável de injeções. É incrível como nosso corpo é suscetível à ação de substâncias que, aparentemente, não causam nada, como o contraste de uma ressonância magnética, por exemplo.
Juntando tudo isso, só faço me lembrar do 'corpo híbrido', termo adotado por semioticistas pra designar a ... fusão, união, convivência, não sei ao certo, entre nosso corpo e o corpo de outros (como os transplantes, transfusões de sangue, etc, além das próteses, e tantas outras coisas que colocamos em nós).
O meu corpo não é mais nem menos híbrido que o de Altera, na verdade. Provavelmente é tão híbrido quanto o de qualquer outro... afinal, vivemos todos na mesma época.
Uma época em que felicidade ainda não se compra, mas já é vendida em pílulas, injeções...
Engraçado... pensar nisso tudo me deu uma dorzinha de cabeça... acho que vou tomar um comprimido .