Justo a mim

"Disciplina é liberdade"... Toda semana um texto novo... promessa!

sexta-feira, novembro 05, 2004

Idéias Cruzadas

Abaixo vocês lerão o editorial da edição deste mês da revista que eu edito. Achei que ficou legal! Bom, espero comentários desta vez! (já que os leitores da revista nunca se manifestam mesmo...)

O mundo assistiu com um misto de estupefação e resignação à vitória do George W. Bush nas eleições presidenciais norte americanas. E, de fato pouco mais há que se dizer além do que bem expressou um importante jornal francês no dia seguinte à divulgação dos resultados : " Oui, c’est possible" (sim, é possível).
Achávamos que Bin Laden tinha ido além de tudo o que pensávamos ter sido construído pós-guerra fria, mas…ainda é possível ir além e, no caso em questão, 59,1 milhões de votos foram responsáveis pela surpresa. Agora não é apenas "um presidente que pode ter ganho eleição por fraude", Bush é simplesmente o presidente mais votado de toda a história dos Estados Unidos. É desconcertante pensar que a maior potência do mundo é presidida por um homem com discurso de um nacionalismo perigoso que evoca o que os americanos têm de mais conservador, fundamentalista e, porque não dizer, até mesmo teocrata. Bush se auto proclama cumpridor das vontades de divinas, ouve vozes e confunde Deus com governo. Este cavaleiro daquilo que ele mesmo chama de "cruzada contra o terror", talvez esteja cumprindo um outro papel já há muito descrito na Bíblia. Usando a própria metáfora do político, cavaleiro ele pode até ser, mas talvez ficasse bem melhor montado num dos cavalos do Apocalipse.

1 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Naia!! Adorei o seu editorial!!

seguinte....
Posso passar o seu texto a diante? POis a gente (eu + amigos) gostamos de discutir a respeito de política internacional.

Se vc me autorizar, eu passo a diante, o que vc acha?:

Beijos, Cris!

Ah!! vou colocá-lo no meu fórum de provocações também, ok?

Beijos

4:42 PM  

Postar um comentário

<< Home